segunda-feira, 4 de junho de 2007

Semana do Meio Ambiente

Interessante, teremos mais outro evento relacionado ao meio ambiente, semana passada sobre Ecoturismo e agora sobre o Meio ambiente especificamente. Esse evento trará palestras, oficinas, apresentações, além de outras atividades relacionadas ao tema, muito discutido nos dias de hoje.
As atividades a seguir ocorreram na Fatea das 19h às 22h:
04/06/2007 - Mesa Redonda: A conservação das Áreas Florestadas
05/06/2007 - Mesa Redonda: O Aquecimento global: Mitos e verdades
06/06/2007 - Mesa redonda: As Endemias e Doenças Tropicais do vale do Paraíba

Outras atividades durante o evento:
Oficina de brinquedos com material reciclável, Oficina de reciclagem de papel, Tenda com distribuição de mudas de árvores, Casa da água, Sabesp, Polícia Ambiental, Barraca do Exército, Tenda do grupo Escoteiros Guaypacaré, Apresentação de Ecoterapia.

sábado, 2 de junho de 2007

Resumo da Semana Cultural.

Vou postar um breve resumo e assim que puder colocarei a disposição fotos, apresentações e comentários sobre as palestras.

Semana Cultural de Ecoturismo da UNISAL - Lorena.
Quarta Feira (30/05/2007) :

▪Na abertura do evento tivemos a presença da Coordenadora de Turismo do estado de São Paulo, Dona Maristela Pinazi. Em sua palestra falou sobre o papel da Secretaria de Turismo. Comentou sobre a futura construção de um Terminal Turístico em São Paulo, que visa facilitar a divulgação dos roteiros do estado. Mostrou os diversos roteiros que estão formatados ou estão sendo formatados, tanto para estrangeiros como para turismo regional. Sobre Turismo Religioso no estado comentou sobre a realização de um roteiro chamado Passos da fé.

▪Palestra sobre conceitos e definições de Ecoturismo e Turismo de Aventura
O Biólogo Sérgio Salazar Salvati comentou sobre sua experiência em Ecoturismo. Citou sobre sustentabilidade e que prefere usar o termo de Turismo Responsável, onde cada parte; empresa, governo e consumidor devem ter sua parcela de responsabilidade. Falou sobre a atividade de turismo gerar uma reação em cadeia para ajudar no bem-estar social, mas que não deve ser levada como única fonte de renda do município. Sobre turismo de aventura falou sobre a profissionalização da mão de obra, a utilização adequada dos equipamentos assim como a necessidade de um plano de emergência caso algo fuja do que é esperado durante uma atividade.Citou a relação entre comunidade, empresa, turista e governo, e como essa realização é importante e deve ser fomentada.

Sexta Feira(01/06/2007)
▪Impactos positivos e negativos das atividades de Ecoturismo.
A mesa redonda foi coordenada pelo Professor Paulo Senna, tendo como participantes Prof. Udo Alexander (Altus Turismo- Campos do Jordão), Rogério Anaia (Vertical Walk - Guaratinguetá) e
Marcos M. Mirra (Mantiqueira Ecoturismo - Taubaté).

-Prof. Udo comparou dois locais, Serra da Mantiqueira e Alpes Austriacos, utilizados para o Ecoturismo e turismo de aventura, mais especificamente na visão da caminhada (Trekking). Tratou de mostrar os impactos causados nas duas localidades, além das diferenças geográficas, administrativa, e de demanda turística.Comentou sobre acampamentos nos dois locais, como foi resolvido o problema na Europa e como deveria ser resolvido no Brasil.

-Sr. Marcos comentou sobre a parte administrativa na gestão de turismo, ferramentas utilizadas. Comentou sobre a função social da empresa, sua relação com a comunidade e com o mercado.

-Sr. Rogério comentou sobre a necessidade de educação para o Ecoturismo e turismo de aventura. Falou sobre a experiência de estar montando um parque de turismo de aventuras, as dificuldades, atividades, preocupações e parcerias que estão sendo feitas.Comentou sobre reflorestamento e limpeza do local e sua real importância.

Durante o debate surgiu uma questão feita por um participante, de que é necessário atentar para os impactos decorrentes da atividade e a necessidade de se comunicar com a policia ambiental. Os palestrantes então comentaram que o Ecoturismo apesar de impactante é uma atividade que tem a tendência somente de crescimento e que não há como reverter o processo, necessitando apenas que se faça um melhor planejamento para que o Meio ambiente sofra o mínimo de impacto possível.

Até a próxima!!!