segunda-feira, 28 de maio de 2007

Viajando no Ecoturismo.

Essa semana o Centro Universitário Salesiano de Lorena - SP nos prestigia com a Semana Cultural, com um enfoque no Ecoturismo (cliquem na imagem abaixo para ver a programação).


Portanto acho legal que esse tema seja abordado, e gostaria que ao visitarem o Blog dessem suas opiniões e tirassem suas dúvidas, que farei questão de responder, mesmo que tenha que ler vários livros para isto. E quero trazer bastante informação das palestras para rechear o blog também.


Estou lendo um livro chamado ECOTURISMO - Um guia para Planejamento e Gestão, que mostra pontos de vista de diversos profissionais da área. É como se fosse uma coletânea de pensamentos sobre Ecoturismo feito pela The Ecotourism Society, que segundo consta no livro é uma organização internacional sem fins lucrativos que volta seus estudos e trabalhos para fazer com que o turismo torne um meio viavél para a conservação e sustentabilidade.
O que seria então Ecoturismo? Ecoturismo não significa simplesmente o turismo em áreas naturais. Ele agrega muitas outras funções e preocupações referentes ao meio ambiente. Se fala muito na idéia de que esse segmento seja o de Turismo Sustentável, ou seja, uma atividade que atrai visitantes, que utilizam os atrativos de forma equilibrada e ainda faz com que o mesmo atrativo possa utilizar da renda e experiência gerada para manter as características originais do local.
O fenômeno do Ecoturismo teve suas origens (nos moldes que conhecemos hoje) nos parques de Yellowstone e Yosenite nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil a pouco tempo, e apesar de poder se observar um avanço grande, como abertura de empresas e roteiros é um assunto novo para nós e deve ser discutido para que possamos obter um turismo que não "enxugue" dos atrativos aquilo que eles têm de melhor.
Abração ai, até a próxima...falous!!!

terça-feira, 22 de maio de 2007

Fim de Semana na Serra.

O fim de semana no Gomeral foi muito bom. Choveu no Sabado, mas o clima estava tão bom que tivemos pique para ir para São José dos Campos, na Virada Cultural, (procure por eventos no site www.valedoparaiba.com para ficar sabendo do que rola na região).
Ainda voltamos para a montanha no mesmo dia e podemos ver o sol dando seu ar de alegria.
Espero que gostem dessas fotos. Foram tiradas entre Sexta-feira (18/05) e Segunda-feira (21/05).







Boa viagem!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

...

Estou subindo para o Gomeral ... trarei fotos!!!
Bom fim de semana a todos.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Maravilhas do Gomeral.

Em busca de um cenário ideal para uma viagem que traduza palavras como paz e tranquilidade, provavelmente essa imagem lhe apareceu:



Comecei a escrever dessa vez, de uma forma impessoal, mas não consegui.
A verdade é que esse lugar é ANIMAL. Não é um zoológico não...estou me referindo ao bairro do Gomeral. Desculpe-me pelo termo, mas é paixão mesmo.

Se você quer entrar em contato com a natureza e com tudo o que ela pode oferecer vá até Guaratinguetá e de uma "esticadinha" até o bairro do Gomeral.
A cidade fica situada no Interior Paulista, à 200 Km de São Paulo e 270 Km do Rio de Janeiro, sendo facilmente acessada pela Via Dutra. Para se chegar ao bairro basta chegar à estrada das Pedrinhas. São 24km até o Gomeral. Uma parte não esta asfaltada, mas em boas condições.

Lá em cima, à 1100 metros de altitude você irá visualizar desde paisagens com rios e cachoeiras até observar algumas cidades do vale
Ótimo tanto para quem quer ficar parado quanto para quem quer se aventurar.
Lá se pode encontrar inúmeros atrativos naturais e da cultura do povo local. Cuidado: você pode até querer se mudar para lá.
Digo isso pois já presenciei um caso assim.

Você pode pegar uma trilha, para o caso de querer se aventurar. E opções não vão lhe faltar. Desde pequenos percursos até uma trilha de 5 horas, onde podem ser observadas mais de 99 espécies de aves, sendo algumas muito raras ou, caso tenha sorte, observar a pegada fresca de uma grande onça-parda, com presença de um guia de turismo local, claro!!!
Se cansar e ficar com fome ou se quiser apenas curtir sossegado, saboreie a deliciosa comida típica local, como a tradicional galinha caipira ou a truta, temperada com um sabor original e diferenciado. Queijos, compotas, bananas chips, mel, frutas e hortaliças também estão no menu. É ver para crer.


Abraços...Comentem ai.



Não foi ainda???

Foto: Rafael Luperni