sábado, 2 de junho de 2007

Resumo da Semana Cultural.

Vou postar um breve resumo e assim que puder colocarei a disposição fotos, apresentações e comentários sobre as palestras.

Semana Cultural de Ecoturismo da UNISAL - Lorena.
Quarta Feira (30/05/2007) :

▪Na abertura do evento tivemos a presença da Coordenadora de Turismo do estado de São Paulo, Dona Maristela Pinazi. Em sua palestra falou sobre o papel da Secretaria de Turismo. Comentou sobre a futura construção de um Terminal Turístico em São Paulo, que visa facilitar a divulgação dos roteiros do estado. Mostrou os diversos roteiros que estão formatados ou estão sendo formatados, tanto para estrangeiros como para turismo regional. Sobre Turismo Religioso no estado comentou sobre a realização de um roteiro chamado Passos da fé.

▪Palestra sobre conceitos e definições de Ecoturismo e Turismo de Aventura
O Biólogo Sérgio Salazar Salvati comentou sobre sua experiência em Ecoturismo. Citou sobre sustentabilidade e que prefere usar o termo de Turismo Responsável, onde cada parte; empresa, governo e consumidor devem ter sua parcela de responsabilidade. Falou sobre a atividade de turismo gerar uma reação em cadeia para ajudar no bem-estar social, mas que não deve ser levada como única fonte de renda do município. Sobre turismo de aventura falou sobre a profissionalização da mão de obra, a utilização adequada dos equipamentos assim como a necessidade de um plano de emergência caso algo fuja do que é esperado durante uma atividade.Citou a relação entre comunidade, empresa, turista e governo, e como essa realização é importante e deve ser fomentada.

Sexta Feira(01/06/2007)
▪Impactos positivos e negativos das atividades de Ecoturismo.
A mesa redonda foi coordenada pelo Professor Paulo Senna, tendo como participantes Prof. Udo Alexander (Altus Turismo- Campos do Jordão), Rogério Anaia (Vertical Walk - Guaratinguetá) e
Marcos M. Mirra (Mantiqueira Ecoturismo - Taubaté).

-Prof. Udo comparou dois locais, Serra da Mantiqueira e Alpes Austriacos, utilizados para o Ecoturismo e turismo de aventura, mais especificamente na visão da caminhada (Trekking). Tratou de mostrar os impactos causados nas duas localidades, além das diferenças geográficas, administrativa, e de demanda turística.Comentou sobre acampamentos nos dois locais, como foi resolvido o problema na Europa e como deveria ser resolvido no Brasil.

-Sr. Marcos comentou sobre a parte administrativa na gestão de turismo, ferramentas utilizadas. Comentou sobre a função social da empresa, sua relação com a comunidade e com o mercado.

-Sr. Rogério comentou sobre a necessidade de educação para o Ecoturismo e turismo de aventura. Falou sobre a experiência de estar montando um parque de turismo de aventuras, as dificuldades, atividades, preocupações e parcerias que estão sendo feitas.Comentou sobre reflorestamento e limpeza do local e sua real importância.

Durante o debate surgiu uma questão feita por um participante, de que é necessário atentar para os impactos decorrentes da atividade e a necessidade de se comunicar com a policia ambiental. Os palestrantes então comentaram que o Ecoturismo apesar de impactante é uma atividade que tem a tendência somente de crescimento e que não há como reverter o processo, necessitando apenas que se faça um melhor planejamento para que o Meio ambiente sofra o mínimo de impacto possível.

Até a próxima!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Good post however , I was wondering if you could write
a litte more on this subject? I'd be very thankful if you could elaborate a little bit further. Appreciate it!
Also visit my web blog Vietnam Airlines