segunda-feira, 28 de maio de 2007

Viajando no Ecoturismo.

Essa semana o Centro Universitário Salesiano de Lorena - SP nos prestigia com a Semana Cultural, com um enfoque no Ecoturismo (cliquem na imagem abaixo para ver a programação).


Portanto acho legal que esse tema seja abordado, e gostaria que ao visitarem o Blog dessem suas opiniões e tirassem suas dúvidas, que farei questão de responder, mesmo que tenha que ler vários livros para isto. E quero trazer bastante informação das palestras para rechear o blog também.


Estou lendo um livro chamado ECOTURISMO - Um guia para Planejamento e Gestão, que mostra pontos de vista de diversos profissionais da área. É como se fosse uma coletânea de pensamentos sobre Ecoturismo feito pela The Ecotourism Society, que segundo consta no livro é uma organização internacional sem fins lucrativos que volta seus estudos e trabalhos para fazer com que o turismo torne um meio viavél para a conservação e sustentabilidade.
O que seria então Ecoturismo? Ecoturismo não significa simplesmente o turismo em áreas naturais. Ele agrega muitas outras funções e preocupações referentes ao meio ambiente. Se fala muito na idéia de que esse segmento seja o de Turismo Sustentável, ou seja, uma atividade que atrai visitantes, que utilizam os atrativos de forma equilibrada e ainda faz com que o mesmo atrativo possa utilizar da renda e experiência gerada para manter as características originais do local.
O fenômeno do Ecoturismo teve suas origens (nos moldes que conhecemos hoje) nos parques de Yellowstone e Yosenite nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil a pouco tempo, e apesar de poder se observar um avanço grande, como abertura de empresas e roteiros é um assunto novo para nós e deve ser discutido para que possamos obter um turismo que não "enxugue" dos atrativos aquilo que eles têm de melhor.
Abração ai, até a próxima...falous!!!

Nenhum comentário: